Home

>

Blog

>

Conteúdo

Conteúdo

Imagem1.jpg

Vantagens de ter tanque de abastecimento próprio

Conteúdo

Publicado em 6 de agosto de 2022

O que você precisa saber antes de comprar seu tanque interno?

A utilização de ponto de abastecimento interno, conhecido também como tanque interno, é uma das formas de abastecer os veículos dentro das empresas.

A seguir, esclarecemos algumas dúvidas que podem surgir no momento da pesquisa:

Compartilhe

FacebookLinkedin

Quais são os principais benefícios dessa modalidade?

Os principais benefícios são a disponibilidade de horários, controle dos abastecimentos dentro de casa e possibilidade de reduzir os custos do combustível armazenado.

Para a possibilidade de redução no preço do combustível entram outras variáveis, como a forma de aquisição do tanque, tamanho e consumo.

Outro benefício é que, apesar de algumas empresas serem especializadas nesse tipo de instalação, a própria empresa pode instalar.

“Os principais benefícios são a disponibilidade de horários, controle dos abastecimentos dentro de casa e possibilidade de reduzir os custos do combustível armazenado.” – Gabriel Bassi de Macedo

Qualquer empresa pode ter um tanque interno?

Qualquer empresa pode comprar e instalar um tanque. Geralmente o que é levado em consideração é o volume abastecido e a estratégia da empresa com relação a esses abastecimentos.

O preço de aquisição do diesel varia nesse tipo de abastecimento?

O preço do diesel tende a ser mais barato e a disponibilidade é controlada internamente, então essa negociação se dá geralmente com o TRR (revendedor de distribuidor) ou direto com as distribuidoras, e é individual para cada caso. Acima de 15 mil litros a empresa fica apta a negociar com distribuidora, conseguindo assim melhores preços. A distribuidora exige um volume alto de giro para essa negociação, por isso empresas com tanques menores que 15 mil compram o combustível direto de TRR, que apesar de não chegar no preço das distribuidoras, tem o preço melhor que o de posto.

Quais são os tamanhos de tanque mais comercializados?

Os tamanhos mais comuns são de 5 e 10 mil litros, mas existe uma série de tamanhos que podem ser adquiridos dependendo da demanda da empresa. Empresas podem realizar a compra de tanques novos, usados ou fazer contrato de comodato - essa modalidade pode incluir um contrato de fidelidade na aquisição de combustível, e o tanque é instalado sem custos, ficando à disposição da empresa, a depender do consumo. Na compra desses tanques a própria empresa instala e pode fazer cotação com TRR ou distribuidoras, dependendo do tamanho do tanque.

Existe um custo médio para instalação e manutenção do tanque?

O custo varia muito, principalmente a depender do tamanho do tanque adquirido. A manutenção é praticamente inexistente, mas é preciso atender as especificidades da legislação, como, por exemplo, tanque de contenção, canaleta em caso de vazamento, gradil no entorno, etc, para gerar segurança do abastecimento e contra possíveis desvios.  Além da adequação da legislação também tem as necessidades de adequação do entorno, que giram em torno de R$100.000,00. Ao optar por comprar um tanque usado, tem-se o custo com a fundição do espaço onde será instalado e as necessidades voltadas à legislação que acompanham determinado tanque.

Como é feita a contratação e controle do combustível?

Para a contratação de diesel o trato comercial é direto. O TRR costuma ter a negociação mais simples. Já ao negociar com a distribuidora, é necessário cumprir algumas exigências, como a documentação comprovando que está dentro da legislação vigente para aquele tanque.

O sistema de abastecimento interno também exige um controle para saber qual o momento que é necessário repor o combustível, além de um sistema que permita saber quanto cada veículo abasteceu.

Para isso existem sistemas que automatizam esse processo e tornam os controles mais assertivos, além de economizar tempo no lançamento das informações de abastecimento de cada veículo.

A plataforma Gasola possui módulo de tanque interno. O lançamento dos abastecimentos é realizado pelo aplicativo e o gestor controla os abastecimentos em tempo real pela plataforma. Alguns dos recursos disponíveis são: emails de alerta para sinalizar nível crítico de estoque, alerta de necessidade de reposição para os envolvidos no processo de compra, e medição do nível do combustível do tanque por lote.

Compartilhe

FacebookLinkedin

Relacionados







Agende uma demonstração